Parceria Sescoop/Fecooers promoveu viagem de conhecimento aos Estados Unidos S

O presidente da Ceriluz e da Federação das Cooperativas de Energia do RS – FECOERGS, Iloir de Pauli, liderou entre os dias 21 e 25 de outubro, uma missão de cooperativas do ramo de infraestrutura para os Estados Unidos, mais especificamente para os estados da Califórnia e Texas, que visitou, respectivamente, empresas do chamado Vale do Silício e cooperativas e concessionárias de energia daquele país. A viagem foi promovida pelo Sescoop/RS, através da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, no intuito de propiciar uma imersão no ambiente das organizações mais inovadoras e de alta tecnologia no mundo, apresentando o que há de excelência em tecnologia e inovação para cooperativas.

Para o presidente Iloir, foram dois momentos distintos, mas importantes para o grupo, que proporcionaram a oportunidade de mudança na forma de pensar os negócios das cooperativas. “O importante agora é podermos voltar para as nossas cooperativas e, juntamente com os conselhos e colaboradores, avaliar essas experiências que tivemos e desenvolver novas ideias com base nos exemplos vistos nas empresas e cooperativas visitadas”. Para o presidente duas questões chamam a atenção nas empresas visitadas: a inovação e a capacidade de pensar o futuro. “As mudanças estão acontecendo e nós precisamos estar preparados para elas. Ao exemplo do que eles fazem, temos que começar a preparar hoje o que queremos para nossas organizações no futuro, seja no curto ou no longo prazo”, avalia.

A missão foi integrada por 24 integrantes de cooperativas de geração e distribuição de energia, acompanhados pelo coordenador da graduação e professor da ESCOOP, Carlos Alberto Oliveira, pela analista técnica do Sescoop/RS, Valeska Takahashi Ilha, e pelo analista da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olívio Morato de Oliveira. Representando a cooperativa Ceriluz, além do presidente Iloir, estiveram os engenheiros eletricistas Bráulio Schussler e João Fernando Costa, e os engenheiros civis Juarez Bernardi e Daniel Bittencourt. Dentre os locais que foram visitados pela comitiva gaúcha estiveram a StartSe University, HP Garage, b8TA Store, Amazon Go e a Bandera Electric Cooperative (BEC).

Da mesma forma que com as cooperativas de infraestrutura, o Sescoop/RS promoveu viagens para os demais ramos do cooperativismo, sempre buscando atender as especificidades de cada um dos grupos.

voltar
© Copyright 2019