Rio Grande do Sul registra 23 casos de sarampo este ano

O Rio Grande do Sul tem 23 casos de sarampo confirmados no ano, segundo o último informe epidemiológico, divulgado na quarta-feira (23). São seis a mais do que o registrado na semana anterior. Outros 35 continuam em investigação.

Há registros da doença em seis municípios, a maioria na Região Metropolitana de Porto Alegre.

campanha de vacinação para crianças de até seis anos termina nesta sexta-feira (25). Entre os dias 18 e 30 de novembro a vacinação terá foco na população de 20 a 29 anos. O “Dia D” será em 30 de novembro.

Cidades com casos confirmados:

  • Porto Alegre (9)
  • Cachoeirinha (6)
  • Gravataí (4)
  • Ijuí (2)
  • Dois Irmãos (1)
  • Canoas (1)

Os quatro novos casos de Cachoeirinha são de uma jovem de 19 anos e a filha dela, uma criança de 4 meses, além de duas estudantes do ensino médio, ambas com 19 anos. Nenhum dos pacientes havia feito a vacina, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Em Ijuí, Noroeste do Rio Grande do Sul, um homem, de 26 anos, teve a doença confirmada e não possuía registro de vacina. O caso de Canoas, um homem, de 46 anos, também não estava vacinado. Nenhum dos pacientes relatou ter feito viagens recentemente.

No processo de investigação, cerca de 80% dos pacientes não estavam vacinados ou tinham a imunização incompleta.

A data do exantema [irritação na pele] do último caso confirmado no estado foi dia 03 de outubro. Conforme o Ministério da Saúde, o surto será considerado encerrado quando não houver novos casos após 90 dias.

voltar
© Copyright 2019